Instalação e suporte de software

Descrição

Serviço que instala, configura e dá suporte a programas licenciados para a UFOB, que sejam software livre ou gratuito.

Quem pode solicitar

Servidores e terceirizados

Como solicitar

Clique em "Solicitar serviço" e preencha o formulário.

Políticas de uso

  • O serviço deverá ser utilizado para fins acadêmicos ou administrativos.
  • O serviço deverá ser utilizado somente em equipamentos tombados pela UFOB.
  • O solicitante deve fornecer o arquivo executável ou o link para download, especificando de forma clara qual a versão deve ser baixada.

Prazo de atendimento

3 dias úteis

botao solicitar servico

Perguntas frequentes

1 - Por que não posso instalar sozinho os softwares que são gratuitos?

Por questões de segurança, somente a equipe técnica da Protic está autorizada a instalar software nos computadores, garantindo que não haja pirataria e evitando danos à rede UFOB.

2 - O Java não está funcionando. O que posso fazer?

  1. Verifique se a versão do Java requerida para execução do aplicativo está instalada no computador. Geralmente, os sistemas do Governo Federal utilizam Java 8 versão 1.2.1, enquanto a Caixa Econômica Federal requer a versão mais atual. Se a versão for adequada, talvez o sistema esteja em manutenção e terá que acessar em outro horário, ou há algum problema na rede. Caso necessite trocar a versão do Java, abra um chamado.
  2. Algumas aplicações são bloqueadas pelas definições de segurança do Java. Para adicionar o link da aplicação na lista de exceções, procure o Painel de controle do Java no Painel de controle do Windows. Acesse a aba Segurança, clica no botão Editar lista de sites, clica no botão Adicionar, digite o link da aplicação Java e clique em Ok. Recomendamos que reinicie o navegador, para que as novas configurações de segurança sejam executadas.
  3. Algumas aplicações do Serpro requerem a instalação da cadeia de certificados. Acesse https://certificados.serpro.gov.br/serproacf/certificate-chain e clique nos links de Autoridade Certificadora dos anos de 2009 a 2017. No Mozilla Firefox, marcar todas as opções de confiar nesta autoridade certificadora e clicar Ok. No Internet Explorer, clique em Abrir, Instalar certificados, Avançar e Concluir. É necessário reiniciar o navegador para que os certificados instalados funcionem adequadamente.