Subsistemas e módulos

O projeto de implantação do SIG objetiva compilar todas as informações da UFOB, visando ampliar a integração dos campi, padronizando os procedimentos adotados em todas as unidades. Para tanto, o projeto prevê a implantação dos Sistemas Integrados de Gestão (SIG), cuja função é administrar informações e procedimentos de diferentes áreas funcionais, como recursos humanos, patrimônio, administrativo e acadêmico, dentre outros, propiciando integração dessas informações, de forma que possam ser manipuladas e gerenciadas de maneira eficiente e segura.

O sistema se divide em seis subsistemas:

- SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas

- SIPAC - Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos

- SIGRH - Sistema Integrado de Gestão e Recursos Humanos

- SIGPP - Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e Projetos

- SIGED - Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos

- SIGADMIN - Sistema Integrado da Gestão da Administração e Comunicação

O SIG é desenvolvido e utilizado há mais de nove anos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e está sendo implantado na UFOB com apoio da empresa AVMB.

A implantação do SIG na UFOB é o marco de unificação e consolidação dos procedimentos e informações da universidade, representando uma ferramenta de auxílio no controle e na tomada de decisão. Todos os setores da instituição serão beneficiados, pois terão maior domínio sobre seus processos, o que proporciona resultados mais precisos e confiáveis, conforme a transparência exigida no serviço público.

 

Benefícios

A implantação do SIG será capaz de trazer benefícios a curto e longo prazo. Confira abaixo alguns deles:

- Informações integradas e atualizadas, otimizando o uso do tempo e esforços dos servidores;

- Facilidade de acesso, não só para quem alimenta o sistema, mas para qualquer interessado em obter dados ligados à instituição;

- Maior rapidez e eficácia na tomada de decisões gerenciais, que estarão subsidiadas pelas informações precisas do sistema;

- Integração da UFOB entre suas diversas unidades, que além de atuarem conjuntamente na alimentação dos sistemas, terão maior conhecimento de suas realidades, fortalecendo a identidade institucional e ampliando o intercâmbio interno.

 

Subsistemas

 Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) 

Informatiza os procedimentos de gestão de pessoas, tais como: marcação/alteração de férias, cálculos de aposentadoria, avaliação funcional, dimensionamento de força de trabalho, controle de frequência, concursos, capacitações, atendimentos online, serviços e requerimentos, registros funcionais, relatórios de RH, dentre outros. A maioria das operações possuem interação com o sistema SIAPE (sistema de âmbito nacional), enquanto outras são apenas de âmbito interno.

Este subsistema disponibilizará portais de acesso para: auditoria, servidores e chefias de unidade.

Os módulos que compõem este subsistema são:

Núm.

Módulo

1

Aposentadoria

2

Assistência ao servidor

3

Atendimento ao servidor

4

Avaliação de desempenho

5

Banco de vagas 

6

Cadastros (dados pessoais, funcionais, averbação, progressão, designação, dependentes e demais dados da ficha funcional), Consultas/Relatórios, Portal da Transparência

7

Capacitação

8

Colegiados

9

Comissões

10

Concursos

11

Dimensionamento

12

Férias

13

Financeiro

14

Frequência

15

Plano de Saúde

16

Serviços/Auxílios

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 Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) 

Oferece operações para a gestão das unidades responsáveis pelas finanças, patrimônio e contratos. O sistema SIPAC integra totalmente a área administrativa, desde a requisição (material, prestação de serviços, suprimento de fundos, diárias, passagens, hospedagens, material informacional, manutenção de infraestrutura) até o controle do orçamento distribuído internamente. No SIPAC, cada unidade administrativa possui seu orçamento, e a autorização de qualquer despesa, por unidade, deverá ocorrer previamente antes mesmo de ser executada no SIAFI.

Além das requisições e do controle orçamentário, o SIPAC controla e gerencia: compras, licitações, boletins de serviços, liquidação de despesa, manutenção das atas de registros de preços, patrimônio, contratos, convênios, obras, manutenção do campus, faturas, bolsas, abastecimento e gastos com veículos, memorandos eletrônicos, tramitação de processos, dentre outras funcionalidades.

O sistema ainda deverá disponibilizar portais para: Reitoria, administração, direção de hospitais universitários, fundação de apoio e acesso público. Contemplando tudo isso, esse sistema representará grande avanço para administração universitária, uma vez que permitirá o controle refinado dos procedimentos administrativos, os vinculados, inclusive, ao orçamento distribuído no âmbito interno.

Os módulos que compõem este subsistema são:

Núm.

Módulo

1

Almoxarifado

2

Auditoria e Controle Interno

3

Boletim de Serviços

4

Bolsas

5

Catálogo de Materiais

6

Compras e Licitações (incluindo requisição de material)

7

Contratos

8

DDO – Declaração de Disponibilidade Orçamentária  

9

Faturas

10

Infraestrutura (Manutenção, Obras)

11

Integração SIAFI

12

Liquidação de Despesas

13

Orçamento e Requisições (Diárias, Passagens, Serviços, Suprimento de Fundos, Auxílio a Estudante, Hospedagem)

14

Patrimônio

15

Projetos e Convênios

16

Protocolo (Documentos e Processos)

17

Registro de Preços

18

Restaurante Universitário

19

Transportes

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Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA)

Informatiza os procedimentos da área acadêmica através dos módulos de: graduação, pós-graduação (stricto e lato sensu), ensino técnico, ensino médio e infantil, submissão e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, submissão e controle de ações de extensão, submissão e controle dos projetos de ensino (monitoria e inovações), registro e relatórios da produção acadêmica dos docentes, atividades de ensino a distância e um ambiente virtual de aprendizado denominado Turma Virtual.

Da mesma maneira que o SIPAC, também disponibiliza portais específicos para: reitoria, professores, alunos, tutores de ensino a distância, coordenações lato-sensu, stricto-sensu e de graduação e comissões de avaliação (institucional e docente).

Os módulos que compõem este subsistema são:

Núm.

Módulo

1

Ambiente Virtual Aprendizado

2

Assistência ao Estudante

3

Avaliação Institucional

4

Convênios de Estágio

5

Diploma

6

Ensino à Distância

7

Extensão

8

Gestão de Espaço Físico

9

Graduação

10

Lato Sensu

11

Monitoria

12

Necessidades Educacionais Especiais

13

Pesquisa

14

Processo Seletivo

15

Produção Intelectual

16

Stricto Sensu

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Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e Projetos (SIGPP)

O SIGPP (Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e de Projetos) permite o gerenciamento das metas pretendidas, anualmente, pelas unidades estratégicas da instituição: superintendências, secretarias, pró-reitorias, centros, unidades do complexo hospitalar, dentre outras. Essas metas servirão para realização do planejamento anual realizado pela unidade de administração central de toda a instituição.

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Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos (SIGED)

O sistema permite o gerenciamento dos documentos da instituição de forma eletrônica com acesso via sistema.

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Sistema Integrado de Gestão da Administração e Comunicação (SIGADMIN)

O SIGADMIN é a área de administração e gestão dos sistemas integrados. Este sistema gerencia entidades comuns entre os sistemas informatizados, tais como: usuários, permissões, unidades, mensagens, notícias, gerência de sites e portais, dentre outras funcionalidades. Apenas gestores e administradores do sistema têm acesso ao SIGADMIN.

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