Perguntas frequentes

O que é um sistema integrado de gestão?

     Os sistemas integrados de gestão, também conhecidos como ERP (Enterprise Resource Planning), são compostos por vários softwares que integram os dados e processos de uma organização em um único sistema de informações. Assim, possibilitam a automação e armazenamento de todas as informações institucionais.

 

Por que o SIG da UFRN foi escolhido para ser implantado na UFOB?

     A UFOB iniciou a avaliação dos Sistemas Integrados de Gestão da UFRN em 2013, com a indicação e o apoio do Ministério da Educação, sendo a solução mais completa para a gestão administrativa em uma Instituição de Ensino Superior. Esta escolha foi feita após reuniões e apresentações remotas e presenciais das suas funcionalidades aos gestores de negócio e da área de tecnologia, atendendo às necessidades da instituição. A escolha também foi favorecida devido à tecnologia utilizada, por ser aberta e de possível customização pela equipe técnica, compartilhando de todas as inovações realizadas na Rede de instituições da Administração Pública Federal.

 

Por que a UFOB contratou uma empresa para realizar a implantação do SIG?

     A UFOB, por ser uma universidade nova, possui um quadro reduzido de pessoal especializado em Sistemas de Informação. Estes servidores são responsáveis pela manutenção de diversos serviços oferecidos pela Protic para a comunidade acadêmica e não seria possível acumularem a tarefa de implantarem o SIG sozinhos. Portanto, decidiu-se pela contratação, via licitação, de uma empresa que pudesse auxiliá-los. A vencedora do certame foi a empresa AVMB, de Santa Maria - RS.

 

Quais módulos do SIG serão implantados pela AVMB na UFOB?

     O SIG é composto por diversos módulos, como pode ser visto pelo Wiki da UFRN. Em uma análise prévia ao início da implantação, decidiu-se pela contratação dos módulos mais importantes para que as atividades acadêmicas e administrativas possam ser executadas de maneira efetiva. A lista dos módulos que serão implantados consta em SIG -> Subsistemas e Módulos. Posteriormente, os demais módulos do SIG serão implantados pela equipe da Protic.

 

Quem irá utilizar o sistema?

     Estudantes, docentes e técnicos administrativos.

 

Quais as diferenças entre os ambientes de teste, homologação e produção do SIG?

     No ambiente de teste, os usuários podem realizar diversas ações para verificar o funcionamento do sistema, inclusive inserindo dados fictícios. É o ambiente propício para demonstrar as funcionalidades do sistema e realizar treinamentos. O ambiente de homologação é um ambiente muito próximo ao de produção, utilizado para realizar os últimos ajustes no sistema. Por fim, o ambiente de produção é o oficial, utilizado com os dados reais e confiáveis.